domingo, 14 de dezembro de 2014

Dia Mundial da Filosofia 2014 na FacFil

Comemorado com 350 alunos do Ensino Secundário

Um dos sinais que melhor atesta o interesse que esta jornada despertou é, certamente, a expressão escrita das vivências, dos sentimentos, das curiosidades experimentadas ao longo do evento. Por isso, tomamos a liberdade de as transcrever para o “corpo” deste blog, para mais fácil acesso do internauta.

----------------------------------------------------------------------------------------- COMENTÁRIOS

Juliana Sá:
Sou aluna do Instituto Nun'Alvres e, na minha opinião, a comemoração do Dia Mundial da Filosofia foi importante por várias razões.Primeiro, foi importante a forma como abordámos questões que nos inquietam como cidadãos do Mundo e estudantes de Filosofia de forma divertida e criativa. Mas, também foi importante porque tivemos a oportunidade de compreender melhor o que é a vida académica que, dentro de pouco tempo será a nossa realidade e, por outro lado, entender o que é estudar na Faculdade de Filosofia. Por fim, gostaria de agradecer a amabilidade com que fomos recebidos. (Juliana Sá, Instituto Nun'Alvres, 11ºB - 4 de dezembro de 2014 às 19:57)


Prof. Artur Galvão prendeu a atenção dos jovens com excelente palestra

Ana Moreira: 
Olá, sou aluna do Instituto Nun'Alvres e estou aqui para dizer que gostei bastante da comemoração do Dia Mundial da Filosofia na vossa Faculdade. Deu para olhar para a Filosofia de um outro modo, mais divertido e rotineiro, como algo que acontece todos os dias, e nós nem nos apercebemos. Por outro lado, entramos, também, na realidade de uma universidade, visto que esse poderá ser o nosso futuro muito em breve. Foi uma experiência muito importante e um tempo muito bem passado, de que gostei muito. Agradeço a disponibilidade e a amabilidade no nosso acolhimento. (Ana Moreira, Instituto Nun'Alvres 11ºB - 11 de dezembro de 2014, de 2014 às 21:53)

Os alunos da Oficina - Escola Profissional do INA foram convidados pela Faculdade
de Filosofia da Univ. Católica Portuguesa (Braga) para realizar a cobertura audiovisual
do Dia Mundial da Filosofia organizado pela referida Faculdade.

Notícia da Jornada no blog da Biblioteca Geral do Instituto Nun'Alvres (Colégio das Caldinhas) - ver blog neste link

Drª Fernanda Paula Costa: 
«... Posso dizer-te que o encontro foi um sucesso e fez furor. A turma que eu levei e com quem tive aulas hoje à tarde, fartaram-se de fazer elogios a tudo o que hoje de manhã aconteceu. Mais, houve houve até uma aluna que veio pessoalmente ter comigo no final da aula e que me disse que ficou particularmente tocada com  o facto de ponderar vir a estudar filosofia... achei o máximo. Parece-me que, tal como esta aluna, muitos outros se terão sentido tocados, ainda que não o tenham partilhado tão diretamente. Penso que iniciativas como esta podem abrir as portas da Faculdade, de novo, à Fiosofia.» (Professora de Filosofia do INA | email enviado no dia 20.11.2014).


Sara Silva deixou um novo comentário na sua mensagem "Dia Mundial da Filosofia 2014 na FacFil": 
Quinta-feira, dia 20 de Novembro, em comemoração do Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 11º ano do INA (Colégio das Caldinhas) foram à Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Braga. Uma vez lá chegados, começámos por nos dirigir à Aula Magna da Faculdade de Filosofia, onde fomos recebidos por professores e alunos desta Faculdade da UCP, ficando a conhecer mais acerca deste ambiente académico. 
Recebemos informações sobre as saídas profissionais, os custos dos cursos e sobre as instalações e o funcionamento da Universidade. Os diferentes discursos, que tiveram lugar na Aula Magna, incidiram sobre as temáticas da liberdade e da importância da Filosofia. Foram abordados temas, que inquietam a maioria dos jovens, de forma apelativa, divertida e criativa. O Doutor Artur Galvão fez uma intervenção de Excelência neste domínio. Na parte final, tivemos oportunidade de ouvir alguns testemunhos de alunos e professores sobre o que é ser estudante de Filosofia. 
Tivemos ainda direito a uma visita guiada às instalações da Universidade, dando especial relevo à biblioteca. Nesta pudemos encontrar obras recentes e antigas, enciclopédias, dicionários, livros de Filosofia e de Teologia. Visitámos ainda o bar da Faculdade e o Centro Académico de Braga (CAB), que é muito semelhante à pastoral do nosso colégio, pois também segue a espiritualidade Inaciana. No final da manhã, voltámos ao Colégio com várias lembranças oferecidas pelos organizadores do evento. Esta visita foi muito importante por várias razões, pois adquirimos vários conhecimentos e uma nova perspetiva relativamente ao valor, interesse e importância da Filosofia. 
Quem sabe se algum de nós poderá vir a escolher estudar Filosofia nesta Faculdade! (11ºB, INA – Colégio das Caldinhas).
Bloco Principal (mais recente) da Faculdade de Filosofia

Entrada para a Aula Magna da Faculdade de Filosofia

Sem comentários:

Enviar um comentário