quinta-feira, 5 de maio de 2016

A questão do Tempo em debate no Seminário Permanente de Filosofia na FFCS-CEFH

Coordenado pela Profª Yolanda Espiña, o Grupo de Filosofia do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) – no qual se integram os Docentes da área de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Católica-Braga, bem como um número significativo de Investigadores externos – inscreveu no seu plano de atividades a realização de um Seminário Permanente que versará, numa primeira fase, a temática do tempo.
A primeira sessão deste Seminário teve lugar, precisamente, no dia 29 de Abril, na referida Faculdade, com a apresentação do tópico "O tempo da Caverna de Platão", a cargo da Prof.ª Doutora Yolanda Espiña. Após a exposição de um conjunto de reflexões e de interrogações verdadeiramente significativas, decorrentes de um genuíno questionamento da alegoria de Platão, estendeu-se o debate bastante vivo a todos os presentes, moderado pelo Prof. Doutor José Gama.
O diálogo foi verdadeiramente enriquecedor, quer pelas perspetivas hermenêuticas nem sempre concordantes que então se produziram, como pelo alargamento da problematização da temática à diversidade dos autores mais significativos da história da filosofia: desde os autores clássicos, que são sempre uma incontornável referência, até aos contemporâneos, como Wittgenstein, Levinas, Heidegger, Leonardo Coimbra, Comte-Sponville, só para referir alguns dos que foram evocados.
As próximas sessões mensais deste Seminário estão previstas para Maio, Junho e Julho, ainda em torno da temática filosófica do tempo, sob diversas perspetivas de abordagem, e que serão oportunamente divulgadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário