quinta-feira, 24 de novembro de 2016

"A importância da Filosofia no Mundo Contemporâneo" - tema de Conferência do Prof. José Rui Costa Pinto na Escola Secundária de Amares

A convite do Grupo de Docentes de Filosofia da Escola Secundária de Amares, o Professor José Rui da Costa Pinto proferiu nesta Escola uma Conferência dedicada ao tema: "A importância da Filosofia no mundo contemporâneo".

A Conferência do Decano de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica (Braga) decorreu na Sala da Biblioteca da Escola, apinhada de jovens que seguiu atentamente a reflexão do palestrante. 
Este evento integrou-se no programa do Dia Mundial da Filosofia 2016, levado a efeito pela Escola de Amares no passado dia 17 de novembro, ao mesmo tempo que propiciou o estreitamento de relações institucionais entre as Escolas envolvidas e especialmente entre a nossa Faculdade e os seus Antigos Alunos de Filosofia.

A pretexto da referida efeméride, o Grupo de Filosofia elaborou e publicou um catálogo dos livros de Filosofia existentes na Biblioteca da Escola. Cada registo vai acompanhado de uma breve nota descritiva, fazendo desse documento um excelente guia de trabalho para toda a comunidade escolar, demonstrando a excelência e dinamismo do Grupo. O catálogo pode ser consultado aqui.

Testemunho da Drª Aurora Costa, Coordenadora do Grupo de Filosofia da Escola Secundária de Amares, a propósito da Conferência do Prof. J. Rui da Costa Pinto (testemunho recebido por email no dia 24 de nov. de 2016)
(…)
Decidimos realizar uma auscultação a todas as turmas envolvidas, no sentido de apurar o impacto das mensagens proferidas pelo Prof. Costa Pinto na sua preleção. Deste modo, e considerando o balanço realizado pelos alunos, é com muito agrado e satisfação verificar que os nossos objetivos foram alcançados e, em grande medida, ultrapassados. 
Nas palavras do Prof. Costa Pinto o mundo atual carateriza-se pelos valores  materiais e consumistas contudo, deixou aos nossos alunos uma mensagem de otimismo, fez uma exaltação do ser humano na sua vertente humanista e de esperança no futuro.  Deste modo,  este ensinamento motivou e sensibilizou os discentes para a compreensão de que, como afirmou, no início da conversa: "O problema da Filosofia de hoje é o amanhã".
Em meu nome pessoal e em nome das minhas colegas de grupo e da Direção do Agrupamento agradeço ao Prof. Costa Pinto pela palestra profícua que proferiu e agradeço também ao Prof. Carlos Morais a sua colaboração que permitiu este estreitamento de relações institucionais entre a Faculdade e a nossa escola.

Testemunho da Drª Flora Monteiro, Professora do Grupo de Filosofia da Escola Secundária de Amares (testemunho publicado aqui)
Momento muito interessante para os professores e muito especial para estes aprendizes de Filosofia! O professor Costa Pinto conseguiu despertar uma atitude de curiosidade e de reflexão e espírito crítico na assistência, com provocações de cariz humanista e completamente inseridas no mundo atual! Estes momentos são essenciais para enriquecer a caminhada diária. Um obrigada ao grupo, ao professor bibliotecário e ao professor Carlos Morais pela atenção com que trata estas temáticas!

Cartaz da Conferência

Prof. José Rui Costa Pinto na Biblioteca da Escola de Amares


Prof. J R Costa Pinto com as Antigas Alunas da FacFil, atuais docentes da E S Amares:
Drª/s Flora Costa, Margarida Ferreira, Isabel Sousa, Aurora Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário