quinta-feira, 18 de maio de 2017

COLÓQUIO: "Espaços Expositivos | Espaços Reflexivos. Museus, Academias e Galerias, hoje"

24 de Maio de 2017
21H00
Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, na UCP - Braga


O Grupo de Filosofia do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP, em Braga, deu início a uma série de Colóquios abertos ao público, intitulada THINKING ARTS, jogando com a dupla significação da expressão inglesa: Artes Pensantes, e Pensar as Artes. Os Colóquios visam com estas sessões uma reflexão interdisciplinar sobre questões de fronteira no campo específico das artes, numa intersecção entre agentes e teoria, capaz, ao mesmo tempo, de interpelar a sociedade, daí o seu carácter aberto a todos os interessados.

A segunda sessão desta série, sob o título "Espaços Expositivos | Espaços Reflexivos. Museus, Academias e Galerias, hoje", pretende abordar os reptos dos grandes espaços expositivos artísticos tradicionais, em diálogo com as possibilidades de novas formas expositivas encarnadas nas galerias de arte, as quais, muito para além do mercado da arte ainda que ligados a ele, assumem com frequência uma função orientadora e crítica, particularmente no que refere à arte contemporânea. No horizonte do Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de Maio de 2017, a sessão enquadra-se numa reflexão sobre a relevância e papel dos museus e academias de corte tradicional no contexto deste protagonismo crescente das galerias. Este diálogo entre museus, academias e galerias aborda também, assim, os desafios que convoca a extensão da arte ao próprio espaço expositivo, tornando-o espaço reflexivo.

O Colóquio tem como convidados José María Luzón e Mário Sequeira.

José María Luzón é Académico e Director do Museu da Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, e Catedrático emérito de Arqueología da Universidad Complutense de Madrid. Foi Director do Museo del Prado, Director do Museo Nacional de Arqueología, e Director General de Bellas Artes, sendo até à data o único detentor destes três diferentes cargos. Dirige desde 2007 o Projecto internacional da Escavação da Casa da Diana Arcaizante, em Pompeia.

Mário Sequeira é fundador e director da galería de arte que leva o seu nome. A Galería Mário Sequeira, que consta de três diferentes espaços expositivos, e cujo edifício contemporâneo foi projectado pelo arquitectro Carvalho Araújo, inclui na sua história a primeira exposição individual de Andy Warhol em Portugal, entre outras exposições individuais e colectivas de artistas como Richard Long - relação que conduziu a várias intervenções na galeria, Franz West, Nan Goldin ou Gerhard Richter. O programa expositivo centra-se no destaque e apoio ao trabalho de artistas nacionais e internacionais, enfatizando a prática de comissariado, programas de residências de artistas e projetos educacionais.

Participam na apresentação e moderação Augusto Soares da Silva (CEFH) e Yolanda Espiña (CEFH).

A sessão terá lugar no dia 24 de Maio de 2017, às 21h, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia de Ciências Sociais, na UCP de Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário