domingo, 11 de junho de 2017

Palestra sobre o Budismo na Escola Secundária Martins Sarmento - Guimarães

No passado dia 09 de maio tive a grata possibilidade de proferir uma palestra na Escola
Secundária Martins Sarmento, em Guimarães, sobre a temática do Budismo, a que assistiram várias turmas de alunos e também um grupo de docentes.
A palestra tinha por título "O budismo: uma espiritualidade entre Filosofia e Religião". A temática foi apresentada em dois momentos principais. O primeiro, centrado na identificação dos aspetos mais significativos do percurso existencial de Buda (Siddharta Gautama). O segundo momento foi focalizado no aprofundamento da espiritualidade budista, refletindo até que ponto os seus aspetos mais característicos a aproximam da atitude filosófica e da atitude religiosa.
À semelhança do que aconteceu noutras Escolas, também aqui notei uma adesão muito significativa a estas temáticas relacionadas com as culturas orientais e com o budismo em particular.
Foi muito gratificante ter reencontrado colegas, antigos alunos da então Faculdade de Filosofia, com os quais não contactava há muito tempo.
Esta palestra só se realizou devido as diligências generosamente realizadas pelo Dr. Eurico Silva, de quem partiu o convite na qualidade de Coordenador do Departamento de Filosofia da referida Escola. Por isso, agradeço-lhe penhoradamente todo o seu esforço, que culminou nesta iniciativa; na sua pessoa, envio também um agradecimento à Direção da Escola e a todos os Colegas e Alunos que estiveram presentes na sessão.

(Carlos Morais)

Sem comentários:

Enviar um comentário